domingo, 8 de maio de 2011

APO [ Avaliação Pós-Ocupação]

A casas estudadas estão localizadas no Conjunto habitacional Jardim das Palmeiras II, no Bairro Jardim Holanda e compõe o Setor Oeste da Cidade de Uberlândia. Elas fazem parte do PAR – Programa de Arrendamento Residencial da Caixa, para moradores que possuem renda familiar de 3 a 5 salários minimos. Suas áreas construídas são entorno de 50m² e cada uma esta implantada em um lote de 250m², com as dimensões de 10X25m.

Localização do Bairro Jardim Europa na malha urbana de Uberlândia.


CASA I: 

Na casa moram um casal de homem e mulher na faixa etária de 20 a 30 anos, com uma filha de 3 anos e uma outra recém-nascida.
A casa foi entregue sem muros, os próprios moradores que construíram, suas paredes internas foram pintadas e em algumas foram aplicadas texturas, a parede do quarto foi derrubada para transformá-lo em uma sala, pois seus móveis não caberiam na sala à eles entregue. O casal pretende realizar mais modificações como da aumentar a sala para a cozinha e chegar a cozinha para o fundo com  a varanda. Foi relatado pela moradora certa falta de privacidade, devido a falta de reboco dos muros que circundam a casa.
Fotos da residência tiradas no dia 24 de março de 2011.


Plantas da casa entregue pelo programa da Caixa.

Croqui da planta da casa feito em visita pelo componente do grupo para a pesquisa: Thiago Braga.


Em entrevista com a moradora ao perguntar sobre como seria a sua "casa ideal", ela listou:

Sala: sofá de canto macio para dormir e com extensor, aparador de vidro com fotos, mesa de centro.
Lavanderia: armário para produtos de limpeza.
Cozinha: armário planejado, sob medida, mesa de vidro e geladeira maior.
Dormitório casal: guarda roupa maior, cama Box, suíte com banheira.
Dormitório filhas: um quarto para cada uma, cama e guarda roupa, cômoda.
Banheiro: mudar cerâmica, cuba, Box, armário com espelho.
Quintal: piscina, jardim, área de churrasqueira, banheiro.


CASA II:


Na casa moram um casal de idade mais avança e um filho recém separado, sendo que um quarto é utilizado pelo “gato de estimação”. Os vizinhos reclamam do barulho da máquina de lavar roupas, e a principal reclamação é sobre a falta de melhores condições para estocagem na cozinha.

 
Em entrevista com a moradora ao perguntar sobre como seria a sua "casa ideal", ela listou:


Sala: Gostaria de uma porta de vidro de correr e aumentar a sala para a lateral, tirar o sofá e colocar um menor de dois lugares e também uma mesa.
Cozinha: Necessita de um armário embutido e ampliar a cozinha
Lavanderia: Gostaria de uma armário para guardar produtos (que atualmente ela guarda na cozinha) e uma área coberta.
Dormitório: Acha necessáio apenas cama, cômoda, guarda roupa, DVD.
Quintal: Gostaria de um alpendre com cadeiras e área de churrasco.


A cozinha não atende todas as necessidades dos moradores pois faltam locais adequados para a estocagem dos seus utensílios domésticos. A entrevistada ao considerar os valores que a casa lhe proporciona dsse: “essa é minha casa, minha vida, meu lar.” Ainda segundo ela, o quarto é o local onde tem privacidade e que ler a Bíblia é uma outra atividade de lazer. Ela moradora da casa 2 faz suas refeições na sala, visto que não existe espaço para uma mesa de jantar.
As duas entrevistadas consideram que a casa é facilmente mobiliada com os móveis encontrados no mercado, e disseram que se adaptaram perfeitamente a suas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário